segunda-feira, 27 de agosto de 2007


O cenário está inserido no início do Século XX. O período entre Guerras, que é marcado pela consolidação do capitalismo e palco das primeiras rebeliões operárias, se vê de repente numa realidade completamente diferente do que jamais se vira.
As antigas cidades provincianas tão tranqüilas, após a Revolução Industrial rapidamente se transformaram em grandes centros urbanos incrivelmente populosos. Os avanços tecnológicos modificaram o modo das pessoas viverem e pensarem.
Essas mudanças foram materializadas na arquitetura, engenharia, e artes plásticas, e difundidas pelos intelectuais que formaram uma vanguarda chamada FUTURISMO.
O manifesto Futurista
(Marinetti)
“1. Queremos cantar o amor do perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião, serão elementos essenciais da nossa poesia.
3. Até hoje, a literatura exaltou a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insónia febril, o passo de corrida, o salto mortal, a bofetada e o sopapo.
4. Declaramos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um carro de corrida com a carroçaria enfeitada por grandes tubos de escape como serpentes de respiração explosiva… um carro tonitruante que parece correr entre a metralha é mais belo do que a Vitória de Samotrácia.
5. Queremos cantar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada, por sua vez, em corrida no circuito da sua órbita.
6. O poeta terá de se prodigar, com ardor, refulgência e prodigalidade, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
7. Não há beleza senão na luta. Nenhuma obra que não tenha um carácter agressivo pode ser considerada obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças ignotas, para reduzi-las a prostrar-se perante o homem.
8. Estamos no promontório extremo dos séculos!… Porque deveremos olhar para detrás das costas se queremos arrombar as misteriosas portas do impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós vivemos já no absoluto, pois já criámos a eterna velocidade.
9. Nós queremos glorificar a guerra, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas ideias por que se morre e o desprezo da mulher.

10. Queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academias de todo o tipo e combater o moralismo, o feminismo e todas as vilezas oportunistas ou utilitárias.

11. Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; cantaremos o vibrante fervor nocturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas luas eléctricas; as gulosas estações de caminho-de-ferro engolindo serpentes fumegantes; as fábricas suspensas das nuvens pelas fitas do seu fumo; as pontes que saltam como atletas por sobre a diabólica cutelaria dos rios ensolarados; os aventureiros navios a vapor que farejam o horizonte; as locomotivas de vasto peito, galgando os carris como grandes cavalos de ferro curvados por longos tubos e o deslizante voo dos aviões cujos motores drapejam ao vento como o aplauso de uma multidão entusiástica.”

Este Blog é uma atividade pedagógica proposta pelo professor Joaquim Viana na disciplina de História e Teoria do Urbanismo I da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador (UNIFACS), e objetiva realizar uma abordagem crítica acerca de três filmes com a mesma temática futurista “Metropolis”, “O Caçador de Andróides” e “O Quinto Elemento”, relacionando-os com os planos urbanísticos do arquiteto Antonio Sant’Elia e do Archigram.

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